Feira Nacional de Agricultura marca agenda política
Após a visita do Presidente da República, a FNA 24 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 16 de junho, recebeu hoje a visita da 2ª figura do Estado Português, o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
A presença do representante da Assembleia da República reafirmou a importância da agricultura na economia portuguesa e permitiu que as empresas do sector manifestassem as principais dificuldades que enfrentam.
Aguiar-Branco reúne com Comissão de Agricultura e Pescas
José Pedro Aguiar-Branco, aproveitou a visita à maior feira agrícola do país para se encontrar com a Comissão de Agricultura e Pescas, composta pelos vários partidos com assento parlamentar, que também esteve a feira para tomar conhecimento dos problemas do sector e dos empresários agrícolas.
FNA recebe Ministro da Agricultura
O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que a sua presença no certame “é uma forma de mostrar a valorização que o governo dá à agricultura numa feira com um tema verdadeiramente estratégico”, na sessão de encerramento do seminário “Água e Agricultura” organizado pelo Jornal de Notícias e TSF, no âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”.
O responsável governativo também disse que “até ao fim do ano o Ministério da Agricultura vai preparar um cronograma de investimento para uma rede eficiente de armazenamento e distribuição de água.”
FNA também é debate e discussão
A Conferência Pecuária Extensiva de Sequeiro, promovida pelo CNEMA, e que decorre até dia 13 teve como foco “O Montado e a Produção Pecuária Extensiva – Uma relação de sustentabilidade” e “Alimentação Animal – O maneio das pastagens de sequeiro.
“Valorizar os Resíduos Agrícolas na Produção de Biometano” foi o objetivo da Floene, que deu a conhecer este projeto que é uma oportunidade para os agricultores aproveitarem os dejetos animais e gerarem mais valias financeiras.
A CAP e o IPMA debateram a “Agrometeorologia – Produtos e Plataformas para o sector agrícola”, discussão que contou com o Presidente do IPMA e que se mostrou disponível para estabelecer uma rede de estações meteorológicas com os agricultores com objetivo de obter melhores previsões. O debate foi uma ocasião para reforçar que os produtores devem ter acesso a produtos e a aplicações que lhes forneçam a informação agrometeorológica fiável.
Criar novos paradigmas, processos e padrões como solução para os desafios que o planeta vive foi o mote para o seminário Inovação: A força da transformação, organizado pela Agrogarante.
Já a Repsol reuniu os seus especialistas para discutir as soluções energéticas da Repsol com foco na eficiência, na produtividade e na descarbonização do setor agrícola no colóquio “A Multienergia da Repsol ao Serviço da Agricultura”.
Presidente do CDS-PP e Confederações na FNA
No final do dia, Nuno Melo, Presidente do CDS-PP, esteve no certame, uma forma de demonstrar o apoio à agricultura e aos empresários agrícolas.
Os Presidentes das Confederações do Turismo, Comércio e Serviços e Construção, respetivamente, Francisco Calheiros, João Vieira Lopes e Manuel Reis Campos também fizeram questão de marcar presença, uma demonstração da importância que outros sectores da economia atribuem à agricultura.
Entrega Prémios aos Melhores no Concurso Nacional de Azeites
Um dos produtos mais nobres da nossa alimentação esteve hoje em foco com a atribuição de prémios aos azeites que se distinguiram no Concurso Nacional de Azeites de Portugal, prova que decorreu a 18 e 19 de abril.
Estreia do Documentário “70 Anos de Feira do Ribatejo / 60 Anos Feira Nacional de Agricultura”
Em complemento e continuidade à exposição “O Início” presente na entrada principal do CNEMA, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo apresentou hoje o documentário sobre a história e evolução do evento e que foi especialmente concebido no âmbito das comemorações dos 70 anos da Feira do Ribatejo, do 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e dos 30 anos de atividade do CNEMA.
Durante o dia o Auditório Provas na Cozinha foi palco de várias ações como o “Concurso Ovo d’Ouro” (Qualifica), “Farm to Fork com Farinha de Insectos e Vinhos de Santarém” (Escola Profissional do Tejo e Quinta do Arrobe), “Prova de Azeites Premiados no Concurso Nacional de Azeites de Portugal” (Cepaal), e ainda “Do Prado ao Prato: Leite Texturado, com Sérgio Parente e Eunice Ramos” (IEFP).
A feira é uma festa todos os dias e a animação não pode faltar. Treinos de forcados, grupos de sevilhanas e animação tradicional estiveram em foco.