Em dia de Entrada Livre, Conversas de Agricultura e visitas de responsáveis políticos dominam o dia
A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, que decorre até 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema a “Inovação e Tecnologia”, foi hoje palco de vários seminários e recebeu a visita do Presidente do Chega, André Ventura, do recém eleito Presidente do PSD, Luis Montenegro, e do Presidente do Grupo Parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias
Os novos desafios para os contabilistas na gestão da atividade agrícola na era digital e os subsídios e apoios para o sector foram temas em discussão no seminário “A Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola” promovida pela CAP e OCC.
Encontrar soluções adequadas e inovadoras para a economia e para o desperdício alimentar foi o mote para a conferência “Bioeconomia para a mobilização da cadeia Agroalimentar: BIOSave, BIOValue””, organizada pela ESAS e no colóquio “RECOVER Workshop”, dinamizado pela Entogreen, o intuito foi abordar as perspetivas de desenvolvimento e os novos caminhos de reciclagem para os resíduos plástico.
Apresentar soluções desenvolvidas em Portugal para inovar os sistemas agroalimentares e florestais nacionais foi o objetivo da palestra “Inovação na Agricultura Biológica”, organizada em parceria com a CAP e P-Bio.
Além da produção de bens alimentares, demonstrar que a agricultura pode ter uma componente social, terapêutica e inclusiva foi o objetivo do seminário promovido pela Quinta da Sanguinheira.
O Presidente do Chega, André Ventura, afirmou que a sua presença na FNA 22 é “uma forma de apoiar a agricultura e os agricultores portugueses. A agricultura é um sector muito importante e deve ser estratégica para o país.” Quando existe um evento desta dimensão “é obrigação dos responsáveis politic0s estarem presentes.”
Para este responsável, a FNA 22 demonstra que a agricultura é inovadora e que se tem desenvolvido no campo tecnológico, com sistemas de mapeamento, GPS, drones, máquinas inteligentes, etc”, disse. Só a aposta nos “recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico permite criar riqueza e valor acrescentado para se exportar mais e criar mais valias.”
Ainda à margem da visita à FNA 22, André Ventura, disse que “o governo deve criar uma política de autonomia na produção de cereais. As medidas previstas no Orçamento de Estado devem ser antecipadas não só no sector dos cereais, mas também no gasóleo agrícola com o IVA a baixar para os 6%”, concluiu.
Já Luis Montenegro, recém eleito Presidente do PSD, que também esteve presente na Feira Nacional de Agricultura disse que é necessário “colocar a agricultura no centro das prioridades do país.” A realização da FNA 22 demonstra o “importante que é investir no sector primário e congregar uma agricultura produtiva e inovadora com as melhores técnicas ambientais e de sustentabilidade”. “No momento em que se fala cada vez mais de soberania alimentar não poderia ser mais oportuno a realização desta feira”, acrescentou.
Relativamente às declarações de sábado da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que anunciou a ambição de duplicar a produção nacional de cereais, declarou que “um objetivo ambicioso é uma boa maneira de implementar uma politica.”
Durante o dia, a “Demonstração de Ferrador”, os treinos das Escolas de Toureio de Vila Franca de Xira , da Moita e os treinos do Grupo de Forcados Estudantes da Escola Superior Agrária marcaram o dia que acabou com mais uma tradicional Largada de Toiros.
Amanhã, Dia do Município de Benavente, realce para a Entrega do Prémio de Melhor Jovem Agricultor 2022 e para a Entrega de galardões referentes ao Concurso Nacional de Mel 2022. As “Conversas de Agricultura”, a Demonstração de Ferração, os Treinos da Escola de Toureio do Montijo e da Azambuja e a animação musical no palco da Nave C complementam o programa.