E-mail
Mapa do Site
Pesquisa
Nome
E-mail
 
Santarém
Santarém!
Capital do Ribatejo! Capital do Gótico!
Cidade conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, nos primórdios da história, e que se situa no coração da mais rica região agrícola do país.

Do alto da colina onde foi edificada, tal como se de uma guardiã se tratasse, a cidade contempla as grandes lezírias que são atravessadas pelo imponente Tejo. Nesta típica paisagem ribatejana, na Quinta das Cegonhas, a cerca de 2 km do centro de Santarém, ergue-se o Centro Nacional de Exposições.

Santarém, outrora “Scalabis”, é detentora de um vasto património cultural e arquitectónico, de relevante importância, como o comprova o número e a qualidade de conventos, mosteiros e outros monumentos.

A singularidade e qualidade dos edifícios construídos nos séculos XIII e XIV concedem-lhe o epíteto de Capital do Gótico. A igreja da Graça (Santo Agostinho), data do século XIV e é um exemplo “flamejante” do estilo gótico. Contém o túmulo de Pedro Álvares Cabral.

A região de Santarém é também rica pelo seu património gastronómico. A Sopa da Pedra, a Açorda de Sável, os Celestes e os Pampilhos são, entre outras, afamadas iguarias. Estas delícias poderão ainda ser apreciadas por ocasião do Festival Nacional de Gastronomia que, todos os anos, entre os meses de Outubro a Novembro, na Casa do Campino, promove a cozinha tradicional portuguesa.

Para conhecer mais sobre monumentos, restaurantes e alojamentos da região, recomendamos a visita aos sites www.rtribatejo.org (Região de Turismo do Ribatejo) e www.cm-santarem.pt (Câmara Municipal de Santarém).