E-mail
Mapa do Site
Pesquisa
HomeParque de ExposiçõesApresentaçãoHistória
Nome
E-mail
 
A História do CNEMA
Situado apenas a 2 Km do centro da cidade, o Centro Nacional de Exposições foi inaugurado em 1994, sendo o resultado da necessidade imperativa de construir um parque de exposições moderno e adequado às exigências da evolução da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, evento anual e que desde há mais de 50 anos tanto tem prestigiado mundialmente o nome desta cidade.

A necessidade de mudança começa a sentir-se em finais da década de 70. As edições posteriores da Feira são cada vez mais orientadas para os aspectos técnicos e para os problemas da Agricultura e a entrada de Portugal na CEE. Enquanto isso, a crescente ocupação da área disponível começa a tornar-se exígua para as pretensões dos expositores.

De facto, a nítida evolução do certame “Feira Nacional de Agricultura” acentuou as insuficiências do Campo Emílio Infante da Câmara para a desejável expansão da feira. Mesmo com as experiências de polivalência que se tentaram, o recinto estava desajustado das modernas necessidades dos expositores e do público.

No início da década de 80 o então Presidente da Câmara de Santarém, Ladislau Teles Botas, afirma que "a Câmara está empenhada em mudar o local da feira, pois é visível o seu estrangulamento". Para esse fim, adquirem-se alguns terrenos na Quinta das Cegonhas que possibilitam a realização de algumas provas e exposição de máquinas agrícolas. Assim, em 1989 é assinada a constituição da sociedade “CNEMA” que dá vida ao actual Centro Nacional de Exposições.

Em 1994, por ocasião da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, dá-se a mudança para as actuais instalações. Moderno, funcional e polivalente, o Centro Nacional de Exposições trouxe mais valias à Feira, não só para os expositores – que passaram a dispor de condições ideais para mostrarem e promoverem os seus produtos – mas também para os visitantes, cujo número tem crescido ano após ano, graças aos espaços e facilidades que aqui passaram a dispor.

Parque de polivalência sem igual no país, integra não apenas infra-estruturas e equipamentos necessários à concretização de Feiras, Exposições e Congressos, mas permite a realização dos mais variados eventos de carácter Lúdico e Desportivo, uma vez que responde numa óptica de desenvolvimento integrado, às necessidades da região e de todo um país, em que a par da tradição agrícola vem crescendo a actividade industrial.

Planta do CNEMA