E-mail
Mapa do Site
Pesquisa
HomeNotíciasNotícias
Nome
E-mail
Notícias
 
De 4 a 12 de Junho, Feira Nacional de Agricultura

De 4 a 12 de Junho, Feira Nacional de Agricultura

Agricultura: um contributo importante para Portugal

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, realiza de 4 a 12 de Junho a 48ª Edição da Feira Nacional de Agricultura | 58ª Feira do Ribatejo. “A Floresta” será o tema central deste Certame, inserido no Ano Internacional das Florestas, constituindo-se um importante palco de debate, por parte de reputados especialistas nacionais e internacionais, para questões relacionadas com medidas protectoras do ambiente. A par desta temática a FNA/FR pretende ainda alertar e sensibilizar a sociedade civil em geral para a importância do sector agrícola no actual contexto de crise, no sentido em que pode ser uma solução real mas, regra geral, esquecida.

O Centro Nacional de Exposições (CNEMA) vai acolher a 48ª Feira Nacional de Agricultura | 58ª Feira do Ribatejo (FNA/FR), um evento de carácter nacional, promotor dos valores tradicionais e plataforma de divulgação dos produtos de qualidade, de 4 a 12 de Junho. O tema central da edição deste ano é “A Floresta” – no ano em que se comemora o ‘Ano Internacional das Florestas’ – constituindo assim o ponto de partida para várias abordagens que visam contribuir para o esclarecimento e adopção de medidas protectoras do ambiente.

Apesar da conjuntura económica, a edição do Certame deste ano contará com uma maior área de maquinaria e maior número de expositores, o que demonstra a importância deste evento que, nos últimos 3 / 4 anos, tem vindo a crescer e a consolidar-se, atraindo cada vez mais visitantes e proporcionando aos profissionais do sector a realização de negócio.

A Feira Nacional de Agricultura, destina-se não só aos agricultores - através da realização de seminários e exposições - mas também a consumidores que poderão provar e comprar produtos de qualidade. Durante os nove dias da FNA/FR irão decorrer vários seminários entre os quais se destacam: "Futuro da PAC”, “O Programa Leader no quadro da PAC pós 2013”, o “Futuro dos Jovens Agricultores no Quadro da PAC pós 2013”, a “Valorização dos subprodutos da Fileira do Azeite”, “Florestas: alterações aos apoios”, “Montado e Cortiça”.

Este evento nacional apresenta ainda diversas iniciativas características do Ribatejo ligadas ao cavalo e ao touro; caso do Derby de Atrelagem e Jornadas do Campeonato Nacional de Equitação (dias 4 e 5 de Junho), Escola de Toureio (dias 4, 9 e 12 de Junho), Prova de Condução de Cabrestos (dias 4 e 10 de Junho), VII Concurso Morfológico da Raça Charolesa (dia 5 de Junho), entre outros.
De destacar a realização este ano do 1º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana. 

No dia 8 de Junho decorrerá o XII Concurso Morfológico Nacional de Suínos da Raça Bísara. Também neste dia irão ter lugar as "Jornadas do Porco Bísaro". No dia 10 de Junho realiza-se o XIV Concurso Morfológico Nacional do “Porco da Raça Alentejana”.

A presença do Ribatejo na Feira é, pelo segundo ano, reforçada com a realização da FERSANT – Feira das Actividades Económicas da Região de Santarém, durante a FNA / FR, numa parceria com o NERSANT, representando a economia da região.

Os Municípios do Ribatejo ocuparão mais uma vez um lugar de destaque na Feira, coordenados pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIM) e, terá um programa forte e representativo da economia e tradições de cada município: Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Chamusca e Santarém.

Salão “Prazer de Provar” 2011

O Salão “O Prazer de Provar” é a forma da agricultura dar a conhecer os seus produtos aos visitantes/consumidores, com um desempenho mais profissional na medida em que se demonstra a versatilidade dos produtos, pelas mãos de chefes de cozinha de renome nacional. É o caso do Show Cooking – uma iniciativa que tem vindo a crescer - onde irão realizar-se vários ventos como a mostra e degustação de produtos, acções de demonstração de cozinha com harmonizações, por exemplo, entre Vinho/Azeite e Iguarias, tudo isto conduzido por profissionais; um momento que os visitantes poderão saborear e ter uma percepção de uma perspectiva diferente e inovadora.

Neste espaço estará patente o 4º Salão Nacional de Alimentação, o 5º Salão Nacional de Azeite e o 6º Festival Nacional do Vinho, onde se darão a conhecer aos consumidores os tipos de azeite, vinhos, méis, queijos, enchidos, produtos hortícolas, compotas e outros alimentos e bebidas produzidos nas diferentes regiões do país.

Pela primeira vez, este ano, vai realizar-se o Concurso Nacional de Enchidos Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com nomes qualificados. O concurso está aberto a todos os produtores de enchidos, ensacados e presuntos que estejam devidamente autorizados a beneficiar do uso da IG/IGP ou da DO/DOP pelo respectivo Agrupamento e realizar-se-á no dia 19 de Maio de 2011. A 18 de Maio realiza-se, também pela primeira vez, o Concurso Nacional de Queijos Tradicionais com Nomes Qualificados. Os resultados dos concursos serão conhecidos durante a FNA/FR.

O Mel será também um produto de relevo nesta edição da Feira Nacional de Agricultura, realizando-se o 2º Concurso Nacional que conta com o apoio da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

A Exposição do Mundo Rural

Em exposição e nas várias actividades que decorrem na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, estará uma mostra alargada das diferentes raças nacionais - em número muito superior a anos anteriores – sendo que no dia 10 de Junho decorrerá mais uma vez a Exposição Nacional de raças caninas portuguesas, a mais importante concentração de cães das raças nacionais.

Conta-se ainda com uma ampla exposição de máquinas, equipamentos e serviços ao serviço da agricultura, bem como uma representação das associações e cooperativas do sector.

Ao nível gastronómico, a 48ª edição da Feira Nacional de Agricultura terá, como sempre, a participação de restaurantes de carnes de raças autóctones, tasquinhas regionais promovidas por associações e colectividades do concelho e, como já vem sendo tradição, outras com enchidos, queijos e doces tradicionais.

A Feira Nacional de Agricultura é um evento de cariz tradicional, onde se pode usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como, por exemplo, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Animação para Todos

As noites serão uma vez mais recheadas de muita animação tendo este ano um cartaz forte. Além das inigualáveis largadas de toiros e mesa de tortura, a organização do evento preparou ainda uma vasta agenda de espectáculos musicais, nomeadamente Rui Veloso (dia 4 de Junho), Concerto de Camané (dia 8 de Junho), Concerto dos Deolinda (dia 9 de Junho), Pedro Abrunhosa (dia 10 de Junho) e Xutos e Pontapés (dia 11 de Junho).

De recordar que se irá realizar a final do Concurso “Melhor Voz da Região”, organizado pelo Jornal Ribatejo, no dia 6 de Junho.

A Feira contará ainda com um espaço que tentará recriar o ambiente tradicional e festivo deste Certame: pelo palco da área das tasquinhas (Nave C) irão passar Ranchos Folclóricos, Grupos de Música Tradicional, Grupos de Música Popular, Grupos de Acordeões, Cantadores ao Desafio, Danças, Sevilhanas, Danças de Salão, entre outros.

No dia 4 de Junho irá decorrer o Festival de Folclore com as presenças dos seguintes agrupamentos: Lavradeiras de Pedroso, Tá-mar (Concelho Nazaré), Reguengo da Parada (Caldas da Rainha), Danças e Cantares Besclore  e Rancho Folclórico de Alcanhões.

Nos dias 5, 10, 11 e 12 de Junho haverá animação com ranchos folclóricos do concelho de Santarém. Nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de Junho serão recriados Mercados Tradicionais com agrupamentos do concelho de Santarém.

Durante os 9 dias a FNA/FR será o centro das atenções do meio agrícola nacional, com o maior número de expositores de sempre, representando todas as áreas da fileira agro-industrial, apresentando ao mesmo tempo um cariz tradicional e festivo que a caracteriza, através de um reforço da animação e dos espectáculos.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

REPUTATION - Corporate Communications
Raquel Pavão Nunes / Carla Guedes
Tel.: 217 941 246 / 210 105 078/77
Tlm: 916 344 831 ou 919 211 647
www.reputation.pt

Mais informações sobre a feira 48ª Feira Nacional de Agricultura / 58ª Feira do Ribatejo

Voltar para Notícias