E-mail
Mapa do Site
Pesquisa
HomeCalendárioApresentação
2º Simpósio Nacional de Culturas Agro-industriais - Qualidade e Confiança
2 fevereiro
 
Apresentação

A Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e as entidades associadas  ao  evento:  FNOP  (Federação  Nacional  das Organizações de Produtores de Frutos e Hortícolas) e COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional) vão realizar no dia 2 de Fevereiro de 2018, em Santarém o 2º Simpósio Nacional de Culturas Agro-industriais.

Este evento, de âmbito nacional, irá constituir um amplo fórum de debate e de troca de experiências, com todos os agentes da fileira agroindustrial, e possibilitará, certamente, um forte estímulo ao desenvolvimento da agricultura do nosso País.

Os temas a abordar no evento inserem-se numa época em que, para além da forte competitividade dos mercados e da desvalorização dos produtos agrícolas, são também ordem do dia as questões ligadas à segurança alimentar e à inovação dos produtos alimentares, em busca de produtos mais saudáveis, nutritivos e funcionais.

A produção nacional agrícola e agro-industrial é reconhecida pela sua qualidade e segurança e nalguns casos pela sua precocidade, facto que lhe confere uma posição estratégica quanto ao timing da sua oferta. A certificação da nossa produção é de facto uma vertente que merece ser melho explorada, funcionando como um instrumento diferenciador dos nossos produtos. A criação de marcas que constituam no imediato vantagens competitivas para a nossa produção é fundamental, essencialmente junto dos mercados mais exigentes e que estão dispostos a reconhecer as mais-valias da nossa produção.

A eventual retirada de substâncias activas do mercado de produtos fitossanitários, sem se acautelarem alternativas viáveis  poderão  causar  sérios  constrangimentos  à sustentabilidade do sector, pelo que importa esclarecer e debater sobre as possíveis consequências.

Na vertente do mercado, cabe desmistificar e informar correctamente  os  consumidores  que,  com  o  acesso generalizado e facilitado à informação de conteúdos menos claros, se vêm confrontados com informações contraditórias.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfragF5iSe2BolcvQcWgMQVVVRDV9GY_b3wGiixi-J7Yndb-w/viewform

Secretariado

Rua da Junqueira, 299 - 1300-338 Lisboa
Tel./Fax: 213 633 719 - Tlm: 936 378 549/50
E-mail: secretariado@scap.pt
Site: www.scap.pt



Apresentação e Programa - Consulte Aqui [PDF]